quarta-feira, 6 de abril de 2011

Voando mais baixo e olhando para o Tiki 21

Ainda não fiz o orçamento para o Tiki 21, mas seguindo os valores do site do Wharram o 21 custa 40% menos que o 26. Isso me levou a olhar com mais cuidado para o Tiki 21.

Ele tem apenas duas camas, uma em cada casco. E o seu cockpit é um deck plano. Mas é um barquinho muito valente. Rory McDougall deu a volta ao mundo em um. Não que eu vá dar a volta ao mundo num 21. Mas o brasileiro Tarsicio Silva veio com seu Tiki 21 o "Polinésio" desde Recife até Paraty-RJ, foi uma viagem de 9 anos onde ele a esposa e um filho viveram, alias ainda vivem se não me engano, no barco até hoje. Isso demonstra as qualidades marinheiras deste barco.

As vantagens são o valor. O peso, cada casco pesa apenas 94kg. Mastreação simples e barata. Tem apenas 6,40m e pode ser rebocado. É um barco rápido...velocidades de 10 nós não são surpresa. Dá pra fazer um camping pela costa. Tem o design e a alma dos Wharram.  Essa vai ser a opção se o sindicato não der certo.




TIKI 21'
TAMANHO m
6,4
LINHA D'AGUA m
5,64
BOCA m
3,66
BOCA POR CASCO m
0,94
CALADO m
0,5
PÉ DIREITO m
0,9
CAPACIDADE DORMIR
2 SOLTEIROS E CASAL NA TENDA
PESO DO CASCO kg
91
PESO kg
360
CAPACIDADE DE CARGA kg
460
MASTREAÇÃO (TIPO)
WING SAIL
AREA VÉLICA m² max
19,25



Vejam o Tiki 21 numa tempestade força 8.

 


E mais algumas fotos de belos Tiki's 21
Tiki 21 Element no Sul dos USA
Rebocavel...

Rory McDougall chegando em N.Y. de sua Travessia do Atlantico Norte

Rory no seu Tiki "Cooking Fat", reparem no leme de vento na popa a boreste

Curtindo uma praia na Grécia com as crianças.



15 comentários:

  1. Roger, o barquinho é poderoso, visto o que já mostrou ser possível fazer com ele! O seu flerte com o tiki 21 tem fundamento pois ele se encaixa muito bem a sua proposta. Se pode melhorar bastante sua habiltalidade fazendo um "upgrade" na altura da cabine, como estou fazendo no meu tiki 26. Aumentando em altura as anteparas 3 e 4 deixando-as na mesma altura da nº2.

    bons ventos,

    Marcos

    ResponderExcluir
  2. Um Tiki quadradinho? Não sei Marcos, eu ví o Vaea (um tiki26 verde claro) e achei que acaba matando o desenho caracteristico e tão singular de um Wharram. O seu vai ser assim e estou esperando para ver como vai ficar, no 26 o ganho de espaço é consideravél, e vale a modificação, mas no 21 naquele sarcofago que é a cama dele não sei se vale a pena aumentar. Falando nisso poste novas fotos, como está a construção? Tá faltando aquela arrancada final.

    ResponderExcluir
  3. Bom, voce tem razao, as linhas originais da cabine dos tikis sao bonitas e alterá-las, só seria no caso de sentir a necessidade de um espaço interior maior, sacrificando em parte as linhas originais do projeto. Em todo o caso, deve ser feita usando o juízo do bom senso. No caso específico do Tiki 21, outro argumento ficaria por conta de que seu cokpit é todo plano e ter a cabine reta e nao em forma de cunha, daria a opçao de sua tripulaçao se sentar em toda a sua extensao em uma superficie plana mais alta que o chao do cockpit, garantindo um angulo de curvatura nas pernas mais confortável, embora ainda assim nao conte com um respaldo nas costas. Esta alternancia de posiçao daria um conforto extra no caso de velejadas mais longas e de passo, ganharia um espaço maior no interior das cabines. Enquanto ainda nao tenha começado a construçao, jogue um pouco com as possibilidades estéticas usando o photoshop. O visual quadradinho pode ser minimizado bastante com o uso de um angulo na parte frontal da antepara nº4, embora nao o tenha feito no meu. Experimente as possibilidades e se quizer, poste para a gente ver.
    Quanto ao meu tiki 26, entendo que alguns seguidores fiquem impacientes com a falta de frequencia das postagens. Mas insisto em dizer (inclusive para mim mesmo), que ele ficará pronto no seu devido tempo, pois tenho outros compromissos. Assim que puder postarei novas fotos.

    ResponderExcluir
  4. Pessoal, bom dia!

    Meu nome é Edvaldo Araújo e todos me chamam de Dinho, sou de Recife e tenho um fast 230, mas quero fazer um TIKI 21 ou 26. Maravilhosa a conversa entre vocês sobre o TIKI, isso demonstra que existem pessoas como eu que pensam em barcos todos os dias. Casa queiram me mandar mais fotos fiquem a vontade pois o pessoal do Cabanga Iate Clube do Recife adora estas novidaes sobre construções de barcos históricos como o Tiki.

    Um forte abraço e boa sorte nas suas construções:.

    Dinho
    edvaldoaraujoibm@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Olá , turma da vela!

    Me chamo Luis Jeronymo e moro em Cabo Frio, adquiri um TIKI 21 em maio deste ano e estou encantado com o barco, pois devido ao pouco calado este se torna ideal para velejar na Lagoa de Araruama, que por sinal já velejei praticamente toda. Em 26/08/2012 venci a XVII Regata do Aviador Naval em São Pedro da Aldeia/RJ onde participaram da regata dois TIKIs. Venham Participar da Regata do Dia do Marinheiro no dias 15 e 16/12/2012 em São Pedro da Aldeia.
    Neste final de semana velejamos no mar fomos no sabado de Cabo Frio ate Armação dos Búzios e ontem retornamos foi uma velejada maravilhosa e muito prazerosa.
    Entrem em contato para participarmos das regatas.

    LUIS JERONYMO

    luisjmesquita@gmnail.com

    ResponderExcluir
  6. Olá pode me chamar de Neto, sou de Santos, gostaria de saber detalhes do TIKI 21, pois pretendo adquirir um desses:
    qual o preço dele pronto? Quais as formas de pagamento? Poderíamos discutir preço e condições por e-mail ou telefone.
    Eu gostaria de visitar seu estaleiro se possível, por favor me passe o endereço.
    Também gostaria de saber que faz as velas para os barcos, e outros detalhes de material.
    Gostaria de receber esses detalhes por e-mail, junto com um modelo do contrato de venda e garantia, prazo de entrega, enfim detalhes pertinentes para a compra.

    Irei analisar e entrar em contato e espero fazermos negocio com esse barco.

    Por favor me envie para armonet@outlook.com

    ResponderExcluir
  7. Boa ideia Rogério tenho os plano do tiki 21 e até ja pensei em fazer , porem quero fazer os cascos em fibra e espuma oque vai dar mais espaço e o deck e cabines em compensado de cedro

    ResponderExcluir
  8. Olá Sr. Mário. Sou Cézar Sena e gostaria de saber de você se é necessário ter grande habilidade para construir um TIKE 21. Gostaria de iniciar a velejar nesse catamarã aqui em Fortaleza- Ceará. Eu não tenho muita cultura náutica e apenas velejo de kite aqui na região. Já dei início a um curso de vela numa escola aqui. Desde já agradeço sua atenção.

    ResponderExcluir
  9. Como se procede para comprar um projeto do TIKE 21? Que tipo de madeira pode ser usado? E levando em consideração que tenho 7 dias de folga intercaladas por mês, quantos meses levaria para aprontá-lo? Desde já obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para comprar entre no site www.wharram.com . A madeira ideal no brasil para barcos leves é o cedro. Mas procure na sua região um marceneiro naval que ele te dará umas dicas. O Emilio por exemplo é de praia redonda. http://catamaram-mas.blogspot.com.br/ Acho que trabalhando só nos finais de semana, vc levará um ano aprox.

      Excluir
  10. Olá Sr. Mário. Sou Cézar Sena e gostaria de saber de você se é necessário ter grande habilidade para construir um TIKE 21. Gostaria de iniciar a velejar nesse catamarã aqui em Fortaleza- Ceará. Eu não tenho muita cultura náutica e apenas velejo de kite aqui na região. Já dei início a um curso de vela numa escola aqui. Desde já agradeço sua atenção.

    ResponderExcluir
  11. Olá César, alguma habilidade com ferramentas é importante. Os planos são bem detalhados, mas em inglês.

    ResponderExcluir
  12. Olá César, alguma habilidade com ferramentas é importante. Os planos são bem detalhados, mas em inglês.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia,meu nome eh diego sou uruguaio mas moro em brasil,vou construir un tiki 21 me podia informar los gastos em materiales aprox. Espero sua resposta muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. diego, também tenho as mesmas dúvidas suas. você ja começou a sua construção? quanto fica o orçamento final?

      Excluir

Postagem em destaque

Sea People - PCA

Durante os anos 80 e 90 foram editados 70 numeros da revista Sea People, da Polynesian Catamaran Association. Estas revistas trazem , em sua...