sábado, 7 de maio de 2016

TikiRio - A volta aos cabinhos

Aproveitando a maré de lua nova, numa "operação de guerra", encalhamos o tikirio (de popa) e mudamos o leme novamente para cabinhos wharram. Pois na semana passada, ao sairmos para uma motorada o leme de bombordo se desprendeu da popa, e nos deixou na mão. 
Quem se lembra e acompanha aqui no blog, sabe que em dezembro, nós mudamos o sistema que prende o leme ao barco. No original eram os cabinhos wharram, mas como tinham sido mal executados, eles falharam em apodrecer a madeira do leme. Na época resolvemos adotar a maneira das traineiras doble proa da nossa região. Mudamos para ferragens em inox. Mas estas não foram fortes o suficientes para aguentar o leme do tiki 30. Em 5 meses se enferrujaram e partiram. Resolvemos voltar para os cabinhos wharram, desta vez feitos mais afastados da popa e melhor impregnados por dentro. Mas, encalhar tirar as ferragens, furar os 96 furos, impregna-los e montar tudo em apenas duas marés baixas foi uma "operação de guerra".









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Sea People - PCA

Durante os anos 80 e 90 foram editados 70 numeros da revista Sea People, da Polynesian Catamaran Association. Estas revistas trazem , em sua...