Pular para o conteúdo principal

A primeira montagem

Este foi um final de semana significativo, terminamos a pintura do segundo casco e viramos pela última vez, ufa. Assim que conseguimos alinhar os cascos colocamos as travessas e deu para ter a real noção da boca do barco, do tamanho dele, e como isso é relativo. Eu estava achando enorme, já o Fred estava achando o barco pequeno. E olha que estamos trabalhando juntos, imagine quem vê de fora, uns vão gostar e outros não, tenho que aprender a conviver com isso. Ainda falta muito trabalho...digamos que está 85% pronto.




Fred sentindo a dimensão do futuro cockpit






Comentários

  1. Show! Tá ficando ótimo.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Está muito legal o catamarã de vcs.

    Parabéns para vc e o Fred.

    []s,
    Claudio Alvim Lessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Claudio, e o seu Tiki 21? Já resolveu o lugar?

      Excluir
  3. Devo começar o meu Tiki 21 em jan/13, pretendo montar na ilha do governador mesmo.

    []s,
    Claudio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Voando mais baixo e olhando para o Tiki 21

Ainda não fiz o orçamento para o Tiki 21, mas seguindo os valores do site do Wharram o 21 custa 40% menos que o 26. Isso me levou a olhar com mais cuidado para o Tiki 21.

Ele tem apenas duas camas, uma em cada casco. E o seu cockpit é um deck plano. Mas é um barquinho muito valente. Rory McDougall deu a volta ao mundo em um. Não que eu vá dar a volta ao mundo num 21. Mas o brasileiro Tarsicio Silva veio com seu Tiki 21 o "Polinésio" desde Recife até Paraty-RJ, foi uma viagem de 9 anos onde ele a esposa e um filho viveram, alias ainda vivem se não me engano, no barco até hoje. Isso demonstra as qualidades marinheiras deste barco.
As vantagens são o valor. O peso, cada casco pesa apenas 94kg. Mastreação simples e barata. Tem apenas 6,40m e pode ser rebocado. É um barco rápido...velocidades de 10 nós não são surpresa. Dá pra fazer um camping pela costa. Tem o design e a alma dos Wharram.  Essa vai ser a opção se o sindicato não der certo.




TIKI 21'
TAMANHO m
6,4
LINHA D'AG…

Catamaran ou Catamarã

Eu sempre tive a dúvida de como se escreve Catamarã. Ou seria Catamaran? Fui no dicionário Michaelis na web e descobri que em português é Catamarã e em inglês é Catamaran vejam a descrição.

catamarã 
ca.ta.ma.rã 
sm (tâmil kattumaram1 Pequeno barco, típico do Ceilão, de vela retangular cujas extremidades superiores são ligadas a duas varas de bambu dispostas em forma de V. 2 Embarcação esportiva ou de recreio, formada por dois cascos longos e estreitos, paralelos, presos por varões sobre os quais há uma plataforma.

catamaran: a vessel (as a sailboat) with twin hulls and usually a deck or superstructure connecting the hulls.



Lançamento da Melanésia

Este sábado, aproveitando a reunião da AVU na praia da urca. Resolvi lançar a melanésia. Foi seu primeiro teste de mar. E com o velame CrabCraw emprestado da canoa do Peter, podemos velejar com ela. E ela é muito tranquila, segura e rápida, mas não orça muito, mas esses barcos foram desenvolvidos para andar no través, indo de ilha pra ilha, nos alísios. Velejamos eu e o Peter que já tinha alguma experiencia em canoa a vela. Em nenhum momento ela ameaçou virar, nada, muito segura, estávamos em dois, imagino que sozinho seja mais arisca. E o leme com o remo, preciso evoluir, fazer um remo pra ela, com shape de leme. No geral fiquei muito feliz com o barquinho, mas fiz ela pra vender, se alguém se interessar entrar em contato.