sábado, 8 de setembro de 2012

Mastro III - O mastro foi vendido...

Devido a necessidades financeiras do projeto eu acabei fazendo uma burrada. Comprei madeira de 2cm de espessura para fazer o mastro quando o certo era 2,5cm. Ia complementar com fibra por dentro. Informei a nosso projetista e ele deu o aval, só esqueceu de me avisar que eu tinha que comprar madeiras mais largas do que a do projeto. Resultado? o mastro ficou com 9m mas com espessura e diametro do mastro do tiki 26. Mas ...



Nosso amigo Peter estava atrás de um mastro para seu Outriger Arpex. E acabou que ele vai ficar com esse mastro e produziremos um segundo mastro para o TikiRio, desta vez em cedro, pois não encontro mais freijó.







Enquanto isso, o leme foi furado, o 2º casco já está no primer e o mastro sendo colado.

Detalhe da amarração teste, tem que apertar bem.

Nosso leme está dimensionado para receber o leme de vento

Falta pouco para os cascos estarem para cima.

O Mastro já com uma face colada 

O Top com o conduite da fiação passado.

O pé do mastro, este gabarito de metal é show, vejam a outra metade do mastro no chão

7 comentários:

  1. Roger, que bom que voces conseguiram dar um destino ao mastro, vendendo para o Peter! Agora com o know how adquirido na construção do primeiro, o segundo será moleza...
    O meu mastro do Tiki 26 deixei-o com 35cm a mais no comprimento e 1cm a mais no diâmetro. O comprimento por conta de se ter uma visão periférica sem interferencia do aumento da cabine, e o diâmetro por redundância mesmo. A espessura ficou igual ao recomendado no projeto. Por redundância também, envolvi com fibra de vidro 180gr/m2 a emenda dos sarrafos que compõe o mastro. Ficou um "poste",porém, leve com aproximadamente 35kg e em cedrinho.
    Fizeste bem em atender as medidas originais e construir um mastro dentro destes parâmetros, contudo, acredito que o mastro que voces fizeram serviria para o barco, uma vez que todo o barco e suas peças são superdimensionados para serem eles construídos artesanal e amadoramente. Sem embargo, a solução adotada foi feliz e o Peter se safou bem da lixação, rs... Abraço!

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  2. Outra coisa, com relação a amarração do leme, ele realmente tem que ser bem apertado, mas, ainda assim, depois de um tempo de uso ele tende a assentar-se. Devido a isso,eu o amarrei com bastante tensão nos cabos deixando a base um pouco a cima do skeg para quando ele assentar depois dos primeiros usos, ele não passar mais abaixo da linha do skeg ficando assim uma saliência que poderá enroscar na passagem sobre um cabo de poita ou rede. Tomei a precaução também de na base da junção do leme com o skeg, fazer um pequeno corte no leme justamente para se por algum acaso por lá passe um por um cabo como como dito anteriormente, o angulo em que se encontra este corte, o expulse e não o conduza ao vão entre o leme e skeg. Esta situação passei com o barco do Roberto e nos deu um trabalhão para soltar o cabo enroscado lá.

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    1. Gostaria de ter feito isso no meu leme, mas o medo de dar errado, logo no inicio, pois eu ia fazer um dente no final do skeg, acabei seguindo o plano, vou usar um chapinha de inox por baixo do skeg+leme de uns 20cm, para evitar os cabos.

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  3. Hola Rogerio, estoy mirando la foto del timón (leme) "Detalhe da amarração teste, tem que apertar bem" y veo que falta la "indentation" (vea pag 22 "RUDDER HINGES" del booklet grande) de 3mm a ambos lados, entre el timón y el "stern post". Esto parece hacer un hueco entre ambos de 6mm para que pase el cabo de amarre.

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    1. A identation de 3mm foi feita quando o leme estava na madeira, com os reforços de fibra o degrau quase sumiu, mas vou aumentar isso e mudar os furos mais para longe da popa. É um ponto que pode melhorar no plano.

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  4. Hola otra vez, estoy presupuestando la construcción y veo que la lista de materiales pide 8 o 9 packs de epoxy de 25kg. Esto es 225kg de epoxy y 45kg de endurecedor. Es esto lo que lleva el barco? Me pareció mucho. Saludos.

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    1. Isso mesmo, 270 Kgs de mistura. Nós passamos e já estamos em 300Kgs, pois usamos Fibra de 300g/m² e massa por dentro do barco todo. (exagero, penso eu hoje).

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