quarta-feira, 25 de maio de 2011

O Cedro

Começamos a trabalhar os sarrafos de cedro que vão nas cavernas, o madeira gostosa de trabalhar. O corte, a lixada, o entalhe, tudo é prazeroso de fazer. Também começamos o acabamento na roda de proa e de popa.

Detalhe do acabamento da roda de proa

Escultura balinesa na casa do Fred



A lixadeira que inventamos com um motor de ar condicionado central

Bulckheads 1 e 2




Bulkhead 3 , testando os cedros

As emendas do costado, esses parafusos sairão depois...

2 comentários:

  1. Nestes parafusos vc deve colocar uma arruela, existem arruelas com uns 10 mm de raio, pois assim vc terá mais pressão no material a ser colado. Os parafusos devem, de modo geral, serem colocados a 5 cm um do outro. É claro que precisa de uma parafusadeira elétrica para isto ou não tem munheca que aguente.

    ResponderExcluir
  2. Emilio, passamos a usar arruelas mas, Fred achou que as arruelas ao contrario do que vc disse dão mais pressão, o que acontece é que ao chegar no fim do aperto, o parafuso desliza na arruela e pela força da parafusadeira, come a rosca. Na verdade isso aconteceu em alguns poucos parafusos. Mas eu acho que já pegamos o jeito da nossa nova parafusadeira Makita TD100 e vamos continuar usando arruelas.

    Abçs

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Sea People - PCA

Durante os anos 80 e 90 foram editados 70 numeros da revista Sea People, da Polynesian Catamaran Association. Estas revistas trazem , em sua...