Pular para o conteúdo principal

Orçamentos - parte 1

Como disse no post anterior o orçamento está pronto, tanto o do Tiki 26 como o do Tiki 30. E foram decididos alguns parametros que levam em consideração o seu custo beneficio sem sair das especificações JWD.

  • O mastro será de madeira. 
  • Os estais em aço inox. 
  • O barco será classificado como navegação costeira - salvatagem
  • Sistema de navegação c/bussola, GPS, Piloto automatico, Radio VHF c/AIS
  • Sistema eletrico c/2 baterias maritimas, todas as luzes obrigatorias + luzes de cabine
  • Sitema hidraulico com 2 bombas de porão + 1 bomba de pressurização p/chuveiro e pia
  • Velas em prolam
  • Moitoes Nautos
  • Cabos de boa qualidade
  • O motor cotado foi o Sailor 9.8hp 4t popa
 O legal é que apareceram numeros surpreendentes. O Epoxi é o material mais caro junto com a madeira, mas hardware, eletrica e acabamento são itens de peso no total. O Tiki 30 é 33% mais caro que o Tiki 26 em material e demora 20% mais tempo para construir. Mas a parte elétrica, hidráulica, navegação, salvatagem e cabos, são os mesmos. Se somarmos tudo nos dois modelos ou seja:  Barco completo com motor e pronto para legalizar na marinha como navegação costeira, o Tiki 30 fica somente 25% mais caro. Está tudo pendendo para ser o 30'...agora vamos levantar a grana.




Comentários

  1. Fala Roger!
    Belo blog. Parabéns.
    Vou colocar um bloglink no meu blog. Ok?
    Abraços,
    Peter

    ResponderExcluir
  2. Ola Roger
    me identifico muito contigo pois sou um apaixonado pelos designs do Wharram
    estou sonhando com o tiki 30 ,atravez do teu blog vi o orçamento que elaboraste dos materias do catamaran ,mais eu queria te pedir, se for posivel,os numeros do orçamentob dos materiais
    e tambem saber uma estimativa do valor final
    te paso o meu email inkariolo@hotmail.com
    muito obrigado

    ResponderExcluir
  3. oi Roger, parabens pela inicitiva, meu nome é Ricardo, tambem estou construindo um catamaran e tenho muito interesse em conhecer melhor os detalhes desse projeto e tambem trocar informações, se tiver um tempinho, peço entrar em contato pelo meu e-mail
    kasasco@gmail.com

    grato

    ResponderExcluir
  4. Estou pensando em construir um barco assim..........com quanta grama devo me prepara?

    ResponderExcluir
  5. Eneas, grana é um dos fatores a levar em consideração. Tempo disponivel e espaço são outros dois fatores importantes. Mas para nosso 30 deve custar perto de 50.000,00 e 1 ano de construção. Trabalhando do dia, 4h por dia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Voando mais baixo e olhando para o Tiki 21

Ainda não fiz o orçamento para o Tiki 21, mas seguindo os valores do site do Wharram o 21 custa 40% menos que o 26. Isso me levou a olhar com mais cuidado para o Tiki 21.

Ele tem apenas duas camas, uma em cada casco. E o seu cockpit é um deck plano. Mas é um barquinho muito valente. Rory McDougall deu a volta ao mundo em um. Não que eu vá dar a volta ao mundo num 21. Mas o brasileiro Tarsicio Silva veio com seu Tiki 21 o "Polinésio" desde Recife até Paraty-RJ, foi uma viagem de 9 anos onde ele a esposa e um filho viveram, alias ainda vivem se não me engano, no barco até hoje. Isso demonstra as qualidades marinheiras deste barco.
As vantagens são o valor. O peso, cada casco pesa apenas 94kg. Mastreação simples e barata. Tem apenas 6,40m e pode ser rebocado. É um barco rápido...velocidades de 10 nós não são surpresa. Dá pra fazer um camping pela costa. Tem o design e a alma dos Wharram.  Essa vai ser a opção se o sindicato não der certo.




TIKI 21'
TAMANHO m
6,4
LINHA D'AG…

Catamaran ou Catamarã

Eu sempre tive a dúvida de como se escreve Catamarã. Ou seria Catamaran? Fui no dicionário Michaelis na web e descobri que em português é Catamarã e em inglês é Catamaran vejam a descrição.

catamarã 
ca.ta.ma.rã 
sm (tâmil kattumaram1 Pequeno barco, típico do Ceilão, de vela retangular cujas extremidades superiores são ligadas a duas varas de bambu dispostas em forma de V. 2 Embarcação esportiva ou de recreio, formada por dois cascos longos e estreitos, paralelos, presos por varões sobre os quais há uma plataforma.

catamaran: a vessel (as a sailboat) with twin hulls and usually a deck or superstructure connecting the hulls.



Lançamento da Melanésia

Este sábado, aproveitando a reunião da AVU na praia da urca. Resolvi lançar a melanésia. Foi seu primeiro teste de mar. E com o velame CrabCraw emprestado da canoa do Peter, podemos velejar com ela. E ela é muito tranquila, segura e rápida, mas não orça muito, mas esses barcos foram desenvolvidos para andar no través, indo de ilha pra ilha, nos alísios. Velejamos eu e o Peter que já tinha alguma experiencia em canoa a vela. Em nenhum momento ela ameaçou virar, nada, muito segura, estávamos em dois, imagino que sozinho seja mais arisca. E o leme com o remo, preciso evoluir, fazer um remo pra ela, com shape de leme. No geral fiquei muito feliz com o barquinho, mas fiz ela pra vender, se alguém se interessar entrar em contato.